Museu de Arte de Blumenau ganha litografias da série ‘Morte e Vida de Severina
header ads

Museu de Arte de Blumenau ganha litografias da série ‘Morte e Vida de Severina

0

 Elaboradas pela artista Liliane Dardot, as dez gravuras estão sendo doadas pela conselheira do museu Melita Bona


O Museu de Arte de Blumenau (MAB) vai incorporar ao acervo as dez litografias elaboradas pela artista Liliane Dardot para o poema de João Cabral de Mello Neto. As gravuras compõem a série “Morte e Vida de Severina” e serão doadas pela conselheira do museu Melita Bona.

As litografias originais foram editadas na Oficina Guaianases de Gravura no período de agosto a setembro de 1984, no sistema manual, pelos impressores Alberto Souza Barros e Jamerson Ribeiro. Da série completa das litografias, nas dimensões de 51 cm x 36,5 cm, foram tirados 20 exemplares numerados: uma prova de identificação (PI), uma prova bom para tirar (BT), todas em papel Murilo, e oito provas de artista (PA), sendo seis em papel Murilo e duas em papel Canson, todas com o timbre da oficina.

Conforme Melita Bona, a série de obras foi adquirida pelo pai dela, Leandro Victor Bona. “O conselheiro Arian Grasmuk efetuou levantamento sobre a autora, apresentando ao grupo na reunião do dia 31 de março, quando as imagens foram apreciadas pelos conselheiros”, lembra a gerente do museu, Mia Ávila.

A litografia é uma técnica utilizada por artistas ao longo da história, mas a popularidade diminuiu significativamente com a introdução de tecnologias de impressão mais modernas e acessíveis. “Considerando a qualidade da série, o currículo da autora e pela técnica de litografia, cada vez mais rara na atualidade, os conselheiros votaram favoravelmente ao aceite da doação. A documentação está sendo formalizada”, conclui Mia.

 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)
header ads
header ads

#buttons=(OK, Aceito!) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba Mais
Accept !