O espetáculo "Origens – A Trilha da Nossa Música" apresenta a história da música brasileira e enaltece as raízes culturais do país. A apresentação será acompanhada por uma projeção mapeada feita especialmente para o Palácio Marcos Konder, no dia 26 de abril, às 19h. Todo o espetáculo será acessível, com tradução simultânea em Libras e audiodescrição O concerto da Orquestra Brasileira é inédito na cidade e promete encantar o público, sob regência do pianista, maestro e compositor Luiz Gustavo Zago,
"Origens – A Trilha da Nossa Música" assinado por Zago, apresenta a história da música brasileira e enaltece as raízes culturais do país. É dele também o projeto da Orquestra Brasileira. Criada em 2020, a iniciativa une instrumentos da música popular brasileira com a força e a sofisticação da música clássica. No concerto Origens – A Trilha da Nossa Música, a Orquestra percorre marcos fundamentais da identidade sonora nacional, com obras de Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos, Tom Jobim, Hermeto Pascoal, entre outros. A fusão de ritmos e influências europeias e africanas será evidenciada em arranjos que conectam o clássico ao popular, recriando o caminho da música brasileira ao longo dos séculos.
“O que eu acho mais interessante na nossa identidade musical é a melodia”, afirma o maestro. “A melodia brasileira tem uma característica muito especial: uma certa nostalgia, uma melancolia muito leve, muito gostosa — bem diferente, por exemplo, da música pop”, destaca Luiz Gustavo Zago.
A abertura do evento contará com a apresentação da cantora Bárbara Damásio e do cantor Didi Maçaneiro, que também participam do encerramento do espetáculo, interpretando canções populares para o público cantar junto.
O Palácio Marcos Konder ganhará vida com projeções mapeadas em sintonia com o concerto da Orquestra Brasileira. Assinado por Simone Grando, o video mapping combina formas, cores vibrantes e padrões dinâmicos, traduzindo em arte o ritmo e a alma do Brasil.