Com patrocínio da LIC, peça terá mais de 20 artistas em cena
Marco cultural e ponto de encontro dos primeiros movimentos artísticos da região de Balneário Camboriú, um espaço teatral surgido nos anos 1950 será homenageado neste fim de semana, com o espetáculo “Bar Teatro Avenida”, que estreia no Teatro Municipal Bruno Nitz.
Patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC), o espetáculo será apresentado sábado (7), às 20h, e domingo (8), às 18h, com entrada gratuita (o público é convidado a contribuir com um quilo de alimento não perecível, em uma ação solidária). Haverá intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A produção, feita pela Primo Atto Produções e um coletivo de artistas locais, homenageia também os 60 anos de Balneário Camboriú. Localizado onde hoje se encontra o Hotel Marambaia, o histórico Bar Teatro Avenida era de propriedade de Marciano Silva.
O espetáculo une teatro, música e dança para contar a história do espaço. No palco, Seu Marcelino é o dono do singelo bar “pé na areia” do fim da década de 1950 e corre o risco de perder o local. Enquanto os frequentadores compartilham risos, canções e angústias, nasce uma união coletiva para salvar o bar. Entre arte, gincanas e confissões, surge uma reflexão sobre o verdadeiro significado da palavra “progresso”. O personagem Marcelino é interpretado pelo ator Luciano Pedro Estevão, que escreveu, com o apoio de Rita Duarte, o livro “Memórias em Cena”, sobre o movimento teatral de Balneário Camboriú. O livro, patrocinado pela LIC em 2023, resgatou as memórias culturais da cidade e inspirou a criação do espetáculo.
A peça tem direção-geral de Monique Neves, que fez o roteiro também, com Potyra Najara e Fábio Aurélio Castilho. No elenco, estão artistas representantes de vários coletivos artísticos atuantes na cidade. “‘Bar Teatro Avenida’ é uma celebração única da nossa história, construída com o talento e a dedicação de mais de 20 artistas locais. Essa união representa a riqueza cultural de Balneário Camboriú e mostra como, juntos, podemos manter viva a memória e a arte da nossa cidade. Cada cena, cada música, é fruto desse trabalho colaborativo, que transforma o palco em um verdadeiro mosaico de emoção e pertencimento", diz Monique.
A direção musical é de Bruna Pierami. “Criar a música para esse espetáculo foi como dar voz ao passado e ao presente da nossa cidade. É emocionante traduzir em melodias as histórias e os sentimentos que fazem parte de todos nós”, comenta Bruna, responsável pela trilha sonora original. Lenita Novaes e Isadora Bittencourt desenvolveram os figurinos, e Rafael Cubamagic, o cenário.
Ensaios e preparação
Os ensaios ocorreram semanalmente na Escola Pra Dança, onde o elenco se preparou. As coreografias são assinadas por Waldir Coral, com apoio técnico dos bailarinos José e Roberta Guimarães. Como parte do processo de preparação do elenco, foram feitas oficinas de capacitação artística, abrangendo modalidades como teatro, dança, música e maquiagem cênica. As atividades foram ministradas por Bárbara Biscaro, Bia Mattar e Fabio Hostert. Para essas oficinas, vagas foram abertas à comunidade, que pôde vivenciar o processo criativo.
Agende-se
O que: espetáculo “Bar Teatro Avenida”
Quando: sábado (7), às 20h, e domingo (8), às 18h
Onde: Teatro Municipal Bruno Nitz (Avenida Central, esquina com Rua 300, Centro de Balneário Camboriú)
Quanto: gratuito (o público é convidado a contribuir com um quilo de alimento não perecível, em uma ação solidária)
___________________
Informações Adicionais:
Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011