12 a 17/11 - 84ª Festa das Flores de Joinville
07:41
0
Coloque na agenda: de 12 a 17 de novembro de 2024, turistas têm um encontro marcado com a beleza e o perfume das orquídeas. Estamos falando da 84ª Festa das Flores de Joinville. Considerada Patrimônio Imaterial de Joinville, sempre no mês de novembro, a cidade de Joinville (em Santa Catarina) se transforma em um grande jardim, com o evento que acontece na Expoville. A mais antiga festa do gênero, e também a maior exposição de flores indoor (3,6 mil m²) na América Latina, encanta o público com sua exposição temática, que ganha colorido com milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais. Além de uma ampla programação cultural, para todas as idades, Mercado de Plantas, Feira Multissetorial e Praça de Alimentação.
Em 2023, mais de 80 mil pessoas de todo o país e também do exterior passaram pelos pavilhões, com mais de 11 mil m², em seis dias de evento. “E a expectativa para esse ano é quebrar recordes e ultrapassar os 90 mil visitantes”, afirma Zacson Zandonai, presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao), realizadora do evento, que conta ainda com o apoio da Prefeitura de Joinville e de patrocinadores.
O evento é também a mais importante competição para os orquidófilos do país, que disputam um lugar no Podium das Campeãs, recebem medalhas, troféus e concorrem a prêmios. Fazendo uma analogia, essa premiação seria o “Oscar” das orquídeas e plantas ornamentais, que passam por um rigoroso processo de julgamento, com juízes vindos de diversas associações de orquidofilia. As plantas campeãs ganham uma posição de destaque na exposição, que conta com todo um projeto paisagístico, com lagos, cascatas e um “caminho de encantamento” a ser percorrido pelos visitantes, que ficam deslumbrados com a exuberância e o perfume das flores. Em especial, com a flor que é a “rainha da festa”: a Laelia Purpurata, flor símbolo de Santa Catarina e de Joinville.
Por falar em rainha, a Festa das Flores tem também a sua: a Rainha Flor da Melhor Idade. Um concurso elege a rainha e também a miss simpatia, entre candidatas acima de 60 anos, vindas de diferentes cidades, com suas caravanas e torcidas organizadas. Com coroas e faixas, elas desfilam pela Festa, e dançam no baile, sempre animado, da Tarde da Melhor Idade, que faz parte da programação da Festa. Lembrando que Joinville, que ostenta o título de Cidade das Flores devido à tradição do cultivo, aos belos jardins, e principalmente à realização desse grandioso evento, é também a Capital da Dança. Terra do maior Festival de Dança do mundo, em novembro, durante a Festa das Flores, também é possível apreciar diversas atrações, de diferentes modalidades de dança, e dos mais variados estilos musicais, em três palcos.
A cidade cosmopolita, que recebe pessoas de todos os cantos do país e do mundo, é um importante polo econômico e cultural, com ampla estrutura hoteleira, cultural, como opções de museus e galerias, além de uma variada gastronomia. É um “prato cheio” para os turistas, principalmente com a apreciada culinária alemã, herdada de uma colonização predominantemente germânica. Traço que está presente também na arquitetura, e nas tradições, como o próprio cultivo de plantas. Afinal, foram eles que chegando em Joinville, se depararam com a beleza das orquídeas nativas e deram início às suas coleções, e à Festa das Flores.
Para compra de ingressos online e mais informações sobre o evento, acesse: festadasflores.com.br
O contato para cadastro de caravanas, venda de estandes e informações adicionais é (47) 3422-5585 (Whatsapp).