Imagens, itens e cartazes são alguns dos exemplares à disposição.
Uma viagem no tempo para contar a história da maior festa alemã das Américas. Nesta quinta-feira, dia 10, foi aberta a exposição comemorativa em alusão aos 40 anos do início da Oktoberfest Blumenau. O espaço ficará aberto ao público até o fim da festa, no dia 27 de outubro no piso inferior da Casa do Turismo, na Rua Itajaí, em frente ao Sesi.
Fotos, cartazes, canecos e painel com imagens, esses são alguns dos itens que traduzem ao visitante a rica cultura alemã, que é evidenciada por meio da Oktoberfest Blumenau. A visitação fica aberta todos os dias, das 10h às 17h, com entrada gratuita.
Além de itens históricos, a amostra também traz elementos tecnológicos, com um painel tátil, onde o público poderá saber mais sobre fatos e ações que marcaram a evolução da festa ao longo dos 40 anos. Um telão também exibe imagens do evento e em especial um clipe da apresentação da banda do maestro alemão Helmut Högl.
Para o prefeito Mário Hildebrandt, a exposição é parte importante na história de Blumenau. “Nossa resiliência está estampada em cada um dos cartazes e em cada um dos itens expostos. Os 40 anos da Oktoberfest contam a história da festa, mas também a evolução da festa e o quão bem ela fez ao município. Certamente é um orgulho para todos nós e encantará todos os que a visitarem”, destaca.
No local todos os cartazes estão expostos, além de uma variedade de canecos que ao longo dos anos se transformou em um símbolo da festa e peça cobiçada pelos amantes do evento. Para o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, a exposição é repleta de recordações para quem já conhece a festa, mas também é um convite para quem ainda não esteve no evento. "Temos a certeza que o blumenauense vai se sentir nostálgico ao conhecer a exposição, pois eles fazem parte dessa linda história que começou há 40 anos", comenta.